RECUPERAR CARTÃO DE MEMÓRIA

Perdeu as fotos e vídeos do seu cartão de memória?

A EVOMAX RECOVERY é uma da poucas empresa brasileiras especializada aptas a RECUPERAR CARTÃO DE MEMÓRIA formatado, danificado ou queimado. Recuperamos seus dados mesmo que o cartão de memória (exceto MicroSD) não seja mais reconhecido pela máquina fotográfica ou pelo leitor USB. Usamos equipamentos importados de última geração para fazer a leitura direta das memórias NAND FLASH de dispositivos queimados!

recuperar cartão de memória

Após fotografar um casamento, deixei os cartões para serem baixados para o processo normal de backup. Simplesmente o cartão não foi reconhecido pelo leitor e originando o problema. Aparentemente o cartão queimou sozinho. O trabalho foi excelente, rápido e direto. O atendimento foi excelente também, sempre muito rápido e com feedbacks sérios e concisos. Nada de papo-furado ou perda de tempo em contar histórias desnecessárias. Gostei muito da quantidade de informações que vocês passam. Isso dá muita segurança nesse momento complicado de perda de dados. No meu caso, eu perderia fotos muitooo importantes de um casamento grande. Obrigado mais uma vez pela presteza e profissionalismo. – Fabio Oliveira – Fotógrafo’

Fotógrafos amadores estão em todo lugar capturando vídeos ou tirando fotos digitais perfeitas de suas férias ou do seu cotiano para guardarem em sua câmera digital ou em smartphones. Fotógrafos profissionais usam suas sofisticadas câmeras digitais para eternizar eventos como casamentos e noivados. Entretanto, como computadores, mídias digitais podem sofrer corrupção e fazer com que as informações fiquem inacessíveis.

Se você pensa que suas preciosas fotos das férias estão perdidas para sempre, não entre em pânico. Pessoas estão transferindo suas fotos para novas mídias, diferente do tradicional filme, e com esta nova mídia, novos problemas surgem. Ao invés de sobre-exposição ou filmes queimados, você tem problemas com arquivos corrompidos e falhas de hardware.

PROBLEMAS LÓGICOS EM CARTÕES DE MEMÓRIA:

A maior parte dos cartões de memória são formatados com o sistema de arquivos FAT para armazenamento e organização de dados. Quando este sistema de arquivos fica corrompido, o dispositivo que usa o cartão de memória não conseguirá encontrar os dados que você armazenou e eles estarão “perdidos”. Mesmo que eles ainda existam no cartão de memória, os dados estarão inacessíveis. 

A Evomax Recovery tem recuperado muitos casos de usuários que deletaram arquivos ou formataram o cartão de memória acidentalmente. Problemas mais comuns: apagamento acidental das fotos, formatação acidental do memory card, corrupção no sistema de arquivos, fotos desapareceram subitamente por causa de vírus, o cartão de memória é detectado mas pede para ser formatado. S

PROBLEMAS FÍSICOS EM CARTÕES DE MEMÓRIA

Danos físicos ou eletrônicos acontecem quando há a quebra dos dispositivos ou eles são manuseados indevidamente. Em todos os casos, é importante lembrar que a recuperação dos dados é quase sempre uma possibilidade. Temos atendido muitos casos de fotógrafos profissionais que perderam todo seu trabalho por causa do mau-funcionamento dos cartões de memória. 

Cartões de memória da Sandisk tem uma ótima qualidade, mas se forem danificados ou queimados, a sua recuperação é mais difícil ou mesmo impossível. O problema é que o conteúdo do chip de memória é criptografado e até agora não foi descoberto uma maneira de decodificar o seu conteúdo. Cartões MicroSD infelizmente ainda não tem solução no momento.

 

recuperar-pen-drive-cartao-de-memoria-falsificado
RECUPERAR CARTÃO DE MEMÓRIA FALSIFICADO

Se você não tomar cuidado, poderá comprar um microSD falsificado/fake pensando que é um original. É fácil encontrar este tipo de cartão falsificado na região da Santa Ifigênia em São Paulo/SP ou no Mercado Livre. Se você encontrar um “MicroSD de 512 GB” por R$ 30,00, já sabe que é um dispositivo falsificado.

Você só saberá que comprou um produto falsificado/fake quando perder os dados. O cartão parece que funciona direitinho quando você grava os dados. Mas na realidade, ele está gravando apenas o nome do arquivo e não o conteúdo em si. Se você colocar um MicroSD no seu smartphone, ele reconhecerá o dispositivo com a capacidade falsificada. Se você gravar um vídeo nele e executá-lo, o arquivo rodará normalmente pois na realidade está sendo gravado na memória RAM ou na memória interna do seu smartphone! Ao desligar o smartphone, o vídeo simplesmente sumirá.

Como o truque é feito? Todo MicroSD possui uma peça chamada controladora de memória. A controladora é responsável por organizar a ordem e como os bits são gravados no chip de memória. O que os falsificados fazem é ter acesso em low level à controladora e gravar uma capacidade irreal para o dispositivo. Por exemplo, um chip de 256 MB torna-se magicamente um espaçoso MicroSD de 512 GB. O que acontece nesses casos é que o dispositivo irá armazenar corretamente os dados até a sua capacidade real que é de 256 MB. Passado esse limite, ele começará a corromper os dados.

Nesses casos, geralmente a perda dos dados é total, pois ele corrompe também os dados já gravados. Em alguns poucos casos, será possível recuperar pelo menos o que estava gravado nos 256 MB citados. A principal marca falsificada é a KINGSTON e a SANDISK, que são as mais populares no Brasil.

recuperar-pen-drive-cartao-de-memoria-formatado
RECUPERAR CARTÃO DE MEMÓRIA FORMATADO

A maioria das câmeras digitais de grandes fabricantes (Sony, Canon, Nikon, Samsung, Minolta, Pentax) não apagam definitivamente as imagens do dispositivo quando é usado o comando “Formatar”. Eles apenas apagam o índice dos arquivos e tornam o espaço disponível novamente.

Se o cartão de memória estiver corrompido e aparecer a mensagem “Media is not formatted, would you like to format now? (Dispositivo não está formatado, você gostaria de formatá-lo agora?)”, a recuperação das fotos perdida ainda pode ser possível. Usando softwares que acessam o cartão em modo direto (low level), é possível recuperar as imagens deletadas.

A recuperação de fotos digitais é sempre possível? Não. Algumas câmeras fotográficas usam um processo destrutivo ao formatar o cartão, impossibilitando qualquer tantativa de recuperação dos arquivos.

Se você apagou as fotos, não tire novas fotos em cima das antigas e nem formate o dispositivo. Isso fará com que a chance de recuperação diminua drasticamente ou seja mesmo impossível. Não utilize também qualquer programa que possa gravar dados no seu cartão de memória.

recuperar-pen-drive-cartao-de-memoria-com-dados-deletados

Se você acabou de apagar as suas fotos e não esvaziou a lixeira do Windows ou Mac OS, basta restaurar os arquivos novamente. Entretanto, se você esvaziou a lixeira, a situação é mais grave. Dependendo de quanto tempo isso foi feito, e se novos arquivos foram gravados em cima dos antigos, pode ser possível ou não recuperar as suas fotos e vídeos.

Se você apagou acidentalmente as fotos do cartão de memória ou do seu HD, pode ser possível recuperá-las desde que não tenham sido gravados novos vídeos ou tiradas novas fotos.

Se novos arquivos foram gravados no cartão, os arquivos originais podem ter sido sobrescritos. Nestes casos, ainda existe a possibilidade de recuperar os dados, mas a recuperação será apenas parcial.

Em alguns casos ainda pode ser possível a recuperação parcial dos seus arquivos em modo RAW, mesmo que outras empresas não tenham conseguido efetuar o serviço.

Neste tipo de serviço, todo o espaço do cartão é feita uma varredura em baixo nível, procurando traços dos arquivos de fotos e vídeos. Os dados recuperados perderão os seus nomes originais, mas muitos deles poderão estar íntegros. Os arquivos serão renomeados como 001.jpg, 002.jpg, 003.jpg e assim por diante.

Se você tirou novas fotos e encheu totalmente o cartão, esgotando a sua capacidade, não existe nenhuma possibilidade de recuperar os arquivos que lá existiam.

A Evomax Recovery é uma das raras empresas brasileiras de recuperação de dados aptas a trabalhar com cartões de memória queimados ou danificados dos formatos CF, MS e SD. Atualmente, não temos solução para dispositivos MicroSD danificados, sendo esperada uma solução para os próximos meses.

Se você precisa recuperar dados de cartão de memória que não é mais reconhecido, conte com a Evomax para este tipo de serviço muito especializado.

Sim, quero recuperar meus dados!

Dúvidas? F: 11-5082-2752 / 9-9110-5252

evomax-empresas-atendidas-panoramico